sábado, 30 de julho de 2011

Uso dos porquês (parte única)

Caro leitor(a), muitas pessoas não sabem, mas existem quatro formas diferentes de se escrever um porquê em uma oração ou frase.

POR QUE        -        PORQUE       -          POR QUÊ        -        PORQUÊ

Então, quando devo usar cada um? Irei expor, aqui, de uma forma bem prática quando usar cada um dos tipos de porquê. Vamos lá!

Usa-se o POR QUE (separado e sem acento):

1 - Quando der a entender a palavra MOTIVO, geralmente vem em interrogações.

    POR QUE você não irá sair conosco? (Por que motivo)

    Queremos saber POR QUE não nos convocaram. (Por que motivo)

2 - Quando ele estiver representando um pronome relativo preposicionado. Nesse caso ele poderá ser substituído por PELO QUAL ou suas flexões (pela qual, pelas quais, pelos quais).

    Esses são os ideais POR QUE lutamos. (pelos quais lutamos)

   A razão POR QUE estão agindo assim não foi esclarecida (pela qual estão...)

Usa-se o POR QUÊ (separado e com acento):

Quando dá a entender a palavra MOTIVO e vem seguido de uma pausa. A pausa vem seguida dos sinais de pontuação: . (ponto) ; (ponto e vírgula)  : (dois pontos)  , (vírgula)  ? (interrogação)  ! (exclamação)  - (travessão)  ... (reticências). Isso porque ocorre a substantivação do QUE, e como se ele for seguido de pausa virará substantivo, receberá o acento.
Perceba que é idêntico ao exemplo 1 do porquê anterior, só que sempre vem seguido de uma pausa.

Você não saiu conosco POR QUÊ? (Por que motivo, só que com pausa)

Ela terminou comigo, não sei POR QUÊ. (Por que motivo, com pausa)

Usa-se o PORQUÊ (junto e com acento):

Quando o porquê for tratado como um substantivo, ou seja, como uma "coisa". Sempre virá com um artigo anteposto, seja artigo definido ou indefinido. Não sei se você, querido amigo, percebeu; mas, em todo o tempo, fora nas explicações, referi-me ao porquê como se fosse uma coisa, ou seja, como um objeto. Por conseguinte, sempre o escrevi dessa forma junto e com acento. Sempre que ele for tratado como um substantivo (coisa) ele será escrito assim, e poderá vir acompanhado explicitamente de um artigo.

Não sei O PORQUÊ de tanta confusão. ( O = artigo definido)

Existem quatro PORQUÊS. (nesse caso, veio acompanhado de um numeral, mas fica subentendido o porquê como "coisa". Fala-se em quatro porquês como se fossem quatro canetas ou maçãs.)

Usa-se o PORQUE (junto e sem acento):

O PORQUE (uma só palavra) pode ser classificado e empregado como:

1 - Conjunção coordenativa explicativa. Dá uma ideia de justificativa ou explicação. Liga orações com sentidos independentes uma da outra, por isso COORDENADAS.

Venha logo, PORQUE irá chover. (ligando duas orações com sentidos independentes, e com ideia de explicação.)

2 - Conjunção subordinativa causal. Dá ideia de causa. Liga orações em que a segunda depende da primeira para ter sentido e coesão, por isso, SUBORDINADA.

O tambor soa PORQUE é oco. (ligando a segunda oração - subordinada - à primeira, e com ideia de causa.)

3 - Conjunção subordinativa final. Dá ideia de finalidade.Sendo a segunda também subordinada à primeira.Pode ser substituída por: PARA QUE.


Bem, encerramos aqui a parte de explicação do uso dos porquês. Espero que vocês tenham gostado. Fiquem com Deus, até mais! Rick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário