sábado, 27 de agosto de 2011

Substantivos (Parte 1)

Oi, agora vamos falar sobre os SUBSTANTIVOS. Em minha opinião é a classe gramatical mais fácil de se compreender. Isso, porque os substantivos nada mais são do que o nome das coisas e dos seres. Tudo nesse mundo, e nos outros, tem nome; até o buraquinho da fechadura tem nome. Então, as palavras que representam os nomes de todas as coisas e de todos os seres são classificadas como substantivos. Vejamos alguns exemplos:

lápis - computador - escova - médico - colega - boneco - blog Gramática Simplificada...

Todos esses são exemplos de substantivos.Os substantivos geralmente vêm com outra palavra atrás determinando seu gênero e número, os chamados artigos, que são: O, A, OS, AS, UM, UMA, UNS, UMAS. Em outra oportunidade falarei somente sobre os artigos. Agora vamos focar somente na relação entre eles e o substantivo. Sempre que você colocar um artigo atrás de uma palavra, pode-se subentender que esta é um substantivo; mesmo que seja de outra classe gramatical, pois a função dos artigos é determinar o gênero e o número dos substantivos. Por exemplo:

O/UM colega - O/UM boneco - A/UMA escova - O blog Gramática Simplificada...

O andar (andar é verbo, e não substantivo. Porém, nesse caso passa a ter papel de substantivo por causa do artigo atrás dele.)

Vamos ver agora os tipos de substantivo:

COMUM: são substantivos que dão a entender que existem vários exemplares dele por aí. Por exemplo: O médico. Médico é um substantivo comum, porque existem vários médicos na face da Terra.
PRÓPRIO: são substantivos que dão a entender que só existe ele, e mais nenhum outro. Por exemplo: O Brasil. Só existe 1 Brasil na face da Terra, logo Brasil é um substantivo próprio.

PRIMITIVO: substantivo que é originário de outros substantivos ou palavras. Por exemplo: pedra. De pedra podemos formar: pedreiro, pedraria...
DERIVADO: Substantivo que é derivado do primitivo. Por exemplo: sapateiro, que é formado do substantivo sapato.

SIMPLES: é o substantivo que é formado de um só elemento - radical: Brasil, Júlia, boneca...
COMPOSTO: é o substantivo formado por mais de um elemento: guarda-chuva, pingue-pongue...

CONCRETO: substantivo que para existir não depende da existência de outros seres, ou seja, ele existe por si só, seja ele real ou representado pela imaginação: bola, carro, porta...
ABSTRATO: substantivo que para existir DEPENDE da existência de outros seres, ou seja, ele só existe se houver relação dele com algum outro ser ou coisa: Amor (para existir amor, alguém tem que amar, correto?)

Erroneamente ainda vejo algumas definições sobre concreto e abstrato como de um sendo o que nós podemos tocar, e o outro não, respectivamente. O substantivo DEUS é concreto, porque existe por si só, mas não podemos tocá-lo. Então fica a dica, o abstrato só existe se houver relação com outro ser ou coisa: Amor, tristeza, vida (para existir vida, alguém tem que viver, não é verdade?)

COLETIVO: Substantivo que representa um conjunto de seres da mesma espécie: cardume (peixes), enxame (abelhas), resma (papéis)...

COMUM-DE-DOIS: é aquele em que o substantivo, para designar o gênero, ficará invariável, bastando apenas a troca do artigo que o acompanha:

O colega / A colega  (colega fica invariável, mas para se referir ao masculino ou feminino troca-se o artigo)

SOBRECOMUM: é aquele em que para se designar o gênero ficará invariável tanto ele quanto o artigo que o acompanha, pois essa forma original serve para se referir a masculino e feminino:

A testemunha  ( nesse caso, não há necessidade de variar nada porque essa forma se refere a masculino e feminino)

EPICENO: Serve para caracterizar gêneros de animais: A tartaruga macho/fêmea

Vimos a definição e tipos de substantivos. A seguir, falaremos mais sobre a questão dos gêneros dos substantivos. Até lá! Rick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário