sábado, 30 de julho de 2011

Acentuação gráfica (parte 1)

Caro amigo(a), você sabe por que as palavras têm acento? Nesta série de posts, iremos desvendar essa e algumas outras indagações que temos a respeito da acentuação gráfica das palvras da lingua portuguesa. Primeiramente, temos que saber que qualquer palavra sempre tem uma sílaba mais forte, ou seja, uma sílaba que pronunciamos com mais intensidade que as outras. Chamá-la-emos de SÍLABA TÔNICA. A sílaba tônica sempre será a ANTEPENÚLTIMA, A PENÙLTIMA ou A ÚLTIMA SÌLABA da palavra, não há outras posições além dessas. De acordo com a posição da sílaba tônica, a palavra será classificada como PROPAROXÍTONA, PAROXÍTONA e OXÍTONA, ou ainda poderá ser um MONOSSÍLABO TÔNICO. Veja:

Lâmpada = LÂM - pa - da = ANTEPENÚLTIMA SÍLABA TÔNICA = PROPAROXÍTONA

Cadeira = Ca - DEI - RA = PENÚLTIMA SÍLABA TÔNICA = PAROXÍTONA

Maracujá = Ma - ra - cu - = ÚLTIMA SÍLABA TÔNICA = OXÍTONA

Pé =  = ÚNICA SÍLABA TÔNICA = MONOSSÍLABO TÔNICO

Observe que as sílabas sublinhadas são as que falamos com mais tonicidade nessas palavras. Ter esse entendimento sobre a posição da sílaba tônica e suas classificações é o passo fundamental para entendermos a acentuação gráfica. Mas, qual a relação entre a sílaba mais forte da palavra com os acentos? TODA. O acento tem a função de marcar a sílaba para indicar que ela é a mais forte da palavra, isso, porque há a possiblidade de haver confusão quanto à forma de pronunciar corretamente. Por exemplo:

Pudico = PU - di - co,         Pu - DI - co           ou             Pu - di - CO ?

Como essa palavra não tem acento - nesse caso desnecessário como veremos à frente - podemos ficar confusos, quando não conhecemos as regras de acentuação, quanto à pronúncia correta. Então as regras de acentuação têm a função de evitar tais descasos. Ah! a propósito, a forma correta é: Pu - DI - co, que quer dizer LEVADO, SAPECA; muito bem aplicado a algumas crianças.

Quais são os acentos gráficos?

^    -   Circunflexo  - para pronúncias fechadas

´    -  Agudo  -  para pronúncias abertas

`    -  Grave  -  para indicar que houve a crase (estudo à parte)

Mas, e o til?! O til não é acento, é apenas uma marcação fonética que indica que houve uma nasalidade. Por exemplo:

Itapuã = I - ta - pu - Ã (am)

Faça uma experiência com essa palavra: pronuncie-a com o dedo indicador e o polegar apertando só um pouco o seu nariz. Você sentirá, na hora em que pronunciar o à (am), que a pronuncia virá do fundo da sua garganta provocando uma pequena vibração no nariz, por isso chama-se NASAL.

Bom, agora que já conhecemos a função dos acentos e quais são eles, continuaremos nos próximos posts com as regras da acentuação em si. Forte abraço e até lá! Rick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário