quinta-feira, 5 de maio de 2011

Acentuação gráfica (parte 2 )

Olá leitor, no post anterior, vimos qual a função dos acentos gráficos, quais são os acentos gráficos, o que é a sílaba tônica em uma palavra (sílaba pronunciada com mais intensidade que as outras), e as classificações quanto à posição da sílaba tônica. Agora, veremos as regras da acentuação em si. É importante ressaltar que para uma melhor compreensão das regras, é preciso dominar as classificações quanto à sílaba tônica, pois, estas estão interligadas com as regras de acentuação, como veremos à frente. Portanto, vamos começar:

Vimos que uma palavra será classificada como PROPAROXÍTONA quando a sílaba tônica for a antepenúltima. Por exemplo: - di - co. Ai vai a primeira, e de fácil assimilação, regra:

1º-  PROPAROXÍTONAS:

TODAS, sem exceção, são marcadas com o acento gráfico.

Não é um barato? TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas.

LÂM - pa - da  /  Ê - xo - do  /  Á - ca - ro  /  ÚL - ti - mo

Vamos falar agora sobre a acentuação das OXÍTONAS, que são as palavras cuja sílba tônica é a última. Por exemplo: a - ca - ra - JÉ. Quanto às oxítonas ai vai a regra:

2º - OXÍTONAS:

Só são acentuadas as oxítonas que são terminadas em: A (s), E(s), O(s), EM, ENS.

ca - JÁ(s) / jo - SÉ(s) / o - ri - XÁ(s) / co - mon - GÓ(s) / ar - ma - ZÉM (ÉNS) / tam - BÉM

Vamos abordar os MONOSSÍLABOS TÔNICOS, que são palavras com uma única sílaba, e que é tônica. Por exemplo: FÉ / DÓ / PÁ. Mais uma regrinha:

3º MONOSSÍLABO TÔNICO:

São acentuados os monossílabos tônicos terminados em: A(s), E(s), O(s).

PÁ(s)  /  PÉ(s)  /  NÓ(s)

Agora, vamos à classificação mais difícil, a meu ver, de se compreender, as PAROXÍTONAS. Esta é assim classificada porque a sua penúltima sílaba é a tônica. Por exemplo: Ro - - rio.

4º - PAROXÌTONAS:

As paroxítonas são acentuadas quando terminam em:

R, X, N, L - Um macete muito conhecido para se lembrar dessas letras é se lembrar das palavras RouXiNoL ou LoNa RoXa. Sempre que uma paroxítona terminar com uma dessas letras, a sua sílaba tônica (penúltima) será acentuada.

- raX / - nioR / - veL / CÓ - loN

Com as terminadas em N tem um pequeno detalhe: em seu plural pode-se considerar duas formas, ONS e ENS. - fen / HI - FENS   e   - lon / - LONS. Quando terminar em ENS, ou seja, o plural de uma palavra terminada em N, quando for paroxítona, o seu plural não terá acento em sua sílaba tônica. Isso porque, conforme vimos na regra das oxítonas, as terminadas em ENS serão acentuadas. Vou mostrar: a palavra ARMAZÉNS, como estamos vendo o acento na última sílaba, sabemos que ela é oxítona; mas, se tirarmos o acento ARMAZENS, já podemos saber que neste caso a penúltima sílaba é a mais forte (paroxítona) não precisando acentuar. Se ela fosse proparoxítona, como vimos, ela teria um acento na antepenúltima sílaba.

PS - As paroxítonas terminadas em PS também serão acentuadas.

- cePS  /  TRÍ - cePS  / qua - DRÍ - cePS

Ã, ÃS, ÃO - As terminadas em A nasal (indicado pelo til)

Í - mà / Í - mÃS / cris - - vÃO / - tÃO / BÊN - çÃO

I, U, IS, US, UM - Quando terminam com essas letras, as paroxítonas também são acentuadas.

JÚ - rI  / BÔ - nUS / VÊ - nUS / LÁ - pIS / VÍ - rUS / FÓ - rUM

Ditongos - Sempre que a paroxítona for terminada em ditongo, ela será acentuada na sílaba tônica.

MÁ - rIO / a - QUÁ - rIO / Á - gUA / NÉ - vOA

Bem, seguimos nessa parte com algumas regrinhas básicas da acentuação, nos próximos posts continuaremos a falar sobre mais algumas regras diferenciais. Até lá, abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário